Gaspacho [sabor de verão]

25.7.12


[1|2|3]

Esta é a sopa [fria] ou a salada [no algarve consideramos salada] que refresca e sabe mesmo a verão, sinónimo de dias quentes e de refeições ligeiras. Por regra esta salada acompanha sempre um prato principal: vai bem com as sardinhas grelhadas [ou outro peixe], com carapaus alimados, com peixe frito, com frango assado [à moda da Guia], enfim vale a imaginação!

Na cozinha andaluz também se aprecia muito esta salada, bem, lá é considerada uma sopa [salmorejo], ao contrário da nossa receita, esta é triturada ficando em puré, por cima coloca-se ovo cozido, pepino e presunto muito, muito picadinho. O melhor salmorejo que já provei foi na famosa vila de Nerja [para quem acompanhou a série - Verão Azul, sabe do que falo...].

No algarve os ingredientes são os seguintes: tomate, cebola, pepino, alho, pão [tipo alentejano] todos muito bem picadinhos, depois colocar numa saladeira bem grande, regar com azeite [um fio bem generoso], uma pitada de sal e água bem fresca, pode-se acrescentar ainda uns cubos de gelo e temperar com óregãos [garanto que dá o toque final]. Bom apetite!!

[como aqui em casa aprecia-se muito a cozinha andaluz e em dias de muito calor, optámos por este, e segundo um teste - amigos espanhóis provaram e aprovaram!!]


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...